Por que os anos 90 estão de volta?

Se você anda pelos corredores dos shoppings e acha que a moda anda muito nostálgica você não está errado, você provavelmente deve estar na faixa dos 30 anos e isso diz muito sobre a moda atual.

É fato que a moda vem e vai, passando por todas as décadas e se reinventando a cada coleção, mas ultimamente o final dos anos 90 e começo dos anos 2000 tem reinado absolutos nas vitrines.

Na minha opinião particular vejo isso como uma ação emocional de consumo, já que na década de 90, 2000 vivíamos uma era distinta aos meios de comunicação de hoje. A tecnologia avançou de forma muito rápida e segundo pesquisas que eu já mencionei aqui, as redes sociais não são tão benéficas a saúde mental dos indivíduos.

Então, a moda se tornou uma fuga para as suas origens. Quem nunca quis se vestir como As Patricinhas de Beverly Hills? Ligar a TV para ver The O.C. era rotina. Ah aquele cheirinho de Melissa. Verdade é que os adolescentes dessa época, adultos hoje tem buscado se encontrar nas referências daquela época e inconscientemente a roupa é uma forma de comunicação.

Como eu cheguei a essa conclusão? Eu reverenciei os anos 2000, as músicas, as roupas, os desenhos animados e os filmes, mas quando parei para refletir eu entendi que naquela época havia mais contato físico do que virtual entre as pessoas. Enviávamos cartas aos nossos amigos, saíamos com eles para fazer compras e opinar nas roupas um dos outros, sentávamos na calçada para bater um papo e era demais, tomávamos sorvete na sorveteria do bairro. Você ouviu a nova música da Britney? O que será que vai acontecer com o Ryan agora que a Marissa morreu? Abriu um ponto de açaí, já experimentou? (sim, o açaí era novidade). Vamos comer uma esfirra no Habbib’s? Pega o violão e vamos fazer um som? Tantas coisas! E hoje como é? Manda um whats, imprime o boleto pela internet, não saímos do celular (…).

A moda tem resgatado de nós as boas memórias e isso não afeta só as crianças de 30 anos, mas como os pais das crianças de 45, 50 que também tem custado a crescer. Quem com mais de 40 não se deparou usando um rabo de cavalo lateral, uma mini-saia, uma foto com biquinho entre outras coisas?

Eu acho o máximo usar as roupas e acessórios dessa época, como acho sensacional a década de 50 e 80 também, mas mentalmente é hora de crescer! Use as roupas de acordo com seu estilo pessoal, mas lembre-se que você cresceu e algumas coisas já não são mais para você. A moda é democrática, mas ela passa uma mensagem e você precisa passar uma imagem que condiz com seus objetivos. Reflita!

Gostaria de contar com a opinião de vocês; concordam com o texto? Vejo vocês.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s