Como educar os filhos

O que mais têm são artigos falando sobre como educar um filho, mas será que eles realmente dizem a verdade?

Eu não posso te mostrar como educar o SEU FILHO, mas eu posso te dizer que um dia eu fui criança e minha memória registrou tudo, inclusive que eu nunca ouvia o que meus pais diziam e sim eu estava observando tudo o que eles faziam!

Eu posso dizer com toda certeza que citar exemplos é nada comparado a ser o exemplo. Passei anos observando coisas que eu fazia e que logo após me arrependia, chateando-me e no final eu só estava imitando comportamentos que meus pais tiveram e eu não gostava. E levou um bom tempo para que eu conseguisse me libertar de tudo; e dia-a-dia preciso exercitar o hábito de não práticas-los.

Por vezes observando meu marido e tendo convivência com os pais dele eu vejo o quanto ele é parecidíssimo no jeito de falar, de gesticular e até em algumas manias. Não tem jeito, nossos pais (ou criadores) são os nossos exemplos.

Toda criança nasce crua e tudo o que ela aprende ela não aprende sozinha. Eu me lembro quando roubei uma pasta de papeis de carta da minha vizinha. Me senti o máximo até ser descoberta pela minha mãe, que me fez devolver e eu passei um bom tempo sendo apontada pelos meus vizinhos como a ladra do bairro, tendo apenas 10 anos! Mas de onde veio essa atitude? Infelizmente veio do meu pai, que furtava comida em mercados e achava o máximo também.

E claro, tive muitas outras condutas detestáveis as quais vim me libertando com o tempo e aprendendo com a bíblia sagrada como nascer de novo. Sim, nascer de novo é reaprender tudo, mas ao invés de seguir o exemplo de nossos pais ou familiares seguimos o exemplo de Jesus. Porque quando crescemos em meio a lares desajustados, a única forma de ser uma pessoa melhor é andando com uma pessoa melhor e não há ninguém melhor para se andar do que com Jesus Cristo.

Então eu não consigo entender o porque se cobra tanto da educação de um país se ela vem de casa. Quando a cobrança é por melhorias estruturais, na merenda ou coisas do tipo é justo, mas a educação de um ser humano vem de casa.

Quem você é influência diretamente em quem seu filho será. Sobre a pasta de papéis de carta, a vergonha que passei mediante os vizinhos fez parte do meu aprendizado. Mas a bronca que meu pai me deu pouco me impactou, pois a única coisa que eu tinha para dizer a ele naquele momento era: “você também faz isso”. E sim, eu apanhei, fiquei de castigo, por algo que inconscientemente eles mesmo me ensinaram através de seus atos.

É importante que seu filho tenha limites, rotina e principalmente bons exemplos. Você precisa saber com quem ele anda. “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. Porque nós pegamos os hábitos de quem nós convivemos: pais, familiares e amigos.

Eu realmente não posso educar os seus filhos, são seus e cada pai sabe o que é melhor para cada um, mas eu posso dizer que se você for um bom exemplo é isso que seu filho seguirá.

Mas como ser um bom pai? “Enisne os homens mais velhos a serem modernos, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança” (Tito 2:2). E o que ensinar aos filhos? “Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia(…)” (Tito 2:6,7,8).

A palavra de Deus nos ensina a agir em qualquer situação e há mais de 2.000 anos escrita fala de todos os temas atuais, inclusive ela está mais atual do que o jornal de amanhã.

Do mais, é com vocês! Até a próxima 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s