Escolha a Cia. Aérea no trajeto Brasil x Estados Unidos

Uma grande dúvida que eu tive a primeira vez em que eu comprei uma viagem ao Estados Unidos foi qual companhia aérea escolher. A verdade é que as opções são muitas e junto delas são diversos os horários de vôo também, mas vou separá-los em dois: dia e noite.

Muitas vezes optamos pelos voos mais baratos, mas como diz o ditado, o barato pode sair muito caro, pois ainda que você poupe um cash, você pode gastar energia e tempo por conta de outras situações.

Pois bem, escolhi 5 companhias aéreas as quais já voei e posso falar sobre e espero assim que dentre essas, você que sonha chegar a terra do tio Sam possa fazer sua escolha de forma consciente.

1 – AMERICAN AIRLINES

Talvez essa seja a primeira opção que vem na sua cabeça, assim como foi a primeira que veio a minha. Eu voei Las Vegas x Guarulhos com escala em Dallas. Confesso que a viagem Las Vegas x Dallas foi um pouco turbulenta, mas para quem está acostumado a voar sabe que turbulências às vezes fazem parte do trajeto, embora ninguém goste.

Pontos Positivos: aeronaves novas, entretenimento ótimo e wi-fii (pelo menos no avião Dallas x Guarulhos, Boeing 777).

Pontos Negativos: comida! Não há muito o que esperar da comida de avião, mas a da AA é realmente ruim. Por sorte eu sempre carrego um lanchinho comigo.

n732an-american-airlines-boeing-777-323er

2 – COPA AIRLINES

Essa companhia de fato foi a minha primeira experiência voando Guarulhos x Las Vegas por conta do preço mais baixo do que as demais. A Copa faz escala no Panamá e o voo fica meio que dividido 7h/7h, algo que eu enxergo como vantagem, pois dá para dar uma esticada pelas 2h mais ou menos de escala. O bom no geral é que tanto na ida quanto na volta tivemos um voo tranquilo; livre de turbulências, mas não posso dizer que foi por conta da companhia aérea.

Pontos Positivos: bom atendimento dos comissários, comida (com antecedência você até consegue solicitar uma refeição personalizada) e voos divididos em partes iguais.

Pontos Negativos: o avião não é tão novo, é um Boeing 737.

gallery-large-03

3 – LATAM

Eu voei de Latam no trajeto Guarulhos x Miami e talvez dentre as companhias aéreas brasileiras esta seja a mais tradicional. O vôo de ida foi bem tranquilo, apenas com uma leve turbulência para pousar. Já na volta tivemos uma única turbulência mais forte, que fora comunicada antes mesmo da decolagem e outras duas mais leves já em território brasileiro. A vantagem de viajar à Miami é a “curta” distância; apenas 8h diretas de voo.

Pontos Positivos: comissários atenciosos. Comida mais ou menos.

Pontos Negativos: o avião não era tão novo na volta e sofremos com um problema do ar condicionado que funcionou com capacidade reduzida, ou seja, o voo foi um pouco quente. Aliás era um Boeing 767 ou 777, não me recordo agora.

291020-600-338

4 – AEROMEXICO

Confesso que tive um pé atrás quando fechei com essa companhia aérea, mas naquele momento foi o melhor custo benefício. Voei Guarulhos x Los Angeles com uma escala prevista na Cidade do México. Foi uma viagem agradável e bem tranquila. Me surpreendi positivamente na ida, mas na volta tudo se tornou uma grande dor de cabeça, pois nosso voo foi cancelado e tivemos que ficar 2 dias a mais até que conseguimos retornar por outra cia aérea. E tem um outro detalhe, a viagem de volta não indica a escala em Monterrey, portanto são 2 escalas, Monterrey e Cidade do México, o que é bem chatinho.

Pontos Positivos: aeronave nova e comida razoável.

Pontos Negativos: cancelamento inexplicável, escala oculta e nenhum suporte nos dias a mais em que fomos obrigados a ficar (ainda bem que tínhamos o seguro viagem que é algo que eu indico fazer). Imagina se de repente você vai com dinheiro contado e não consegue voltar como previsto, sem dinheiro para comida e hotel e bem longe de casa; acho que esse suporte não deveria ser negado.

dreamliner_01slider_04

5 – AZUL

Utilizei essa companhia aerea no voo Campinas x Orlando, pois Azul só sai de Campinas. Inclusive caso esteja em São Paulo existe um ônibus próprio da Azul que te leva a Campinas sem custos adicionais ou você pode ir de carro até Campinas que foi o que fizemos e pagar diárias nos estacionamentos próximos ao aeroporto, que não são tão caras.

Pontos Positivos: aeronave nova e comida boa.

Pontos Negativos: não vou considerar Campinas um ponto negativo, pois também moro longe de Guarulhos, pelo contrário, é até um ponto positivo pela tranqüilidade no aeroporto. O negativo mesmo fica por conta do avião não ser um Boeing e sim um Airbus. Como tivemos muitas turbulências durante o voo eu imagino que a aeronave sendo mais leve sofra mais com isso (mas não posso afirmar nada). Os comissários também demoram muito para ir até você quando solicitados e os lanches ficam por sua conta retirar no fundo da aeronave (quando fui já tinha acabado, o que me deixou um tanto frustrada).

azul_gr

Sobre voar de manhã ou à noite creio que seja algo pessoal, porém eu não gostei de viajar no período da manhã. A cada 2 horas que eu olhava no relógio haviam se passado apenas 20 minutos; a sensação foi de um voo bem mais longo rs. No voo noturno em algum momento você vai cochilar e isso faz com que o voo pareça mais rápido. Outro ponto negativo de viajar durante o dia é que geralmente você chega ao destino no começo da noite, ou seja, você pagou uma diária no hotel e perdeu todo o dia.

Ainda existem outras opções como Delta, Avianca e United, mas não posso considerá-las pois ainda não testei. De um modo geral eu escolheria voar novamente de Copa, American Airlines e Latam, mas não descarto as outras opções.

O que fazer durante o voo? Preferencialmente, durma! Caso isso seja um pouco difícil para você, como é para mim, leve um livro e leia, assista filmes (geralmente tem lançamentos), jogue os jogos disponíveis (eu adoro o jewels) ou simplesmente ouça música.

Qualquer dúvida referente as companhias aéreas estou à disposição para esclarecer, desde que eu saiba. Espero que tenham gostado! Até a próxima.

Curtam e Compartilhem com seus amigos caso tenham gostado.