Como Limpar o Nome

Quando nascemos nossos pais nos dão um nome, às vezes gostamos, outras vezes não, mas esse nome está limpinho. Ao decorrer de nossa vida acabamos sujando nosso nome. Pode acontecer dele ir para o SPC, para o Serasa ou para a boca do povo; pior mesmo é quando ele está nos três. A verdade é que existem muitas formas de limpar o nosso nome, mas eu quero te mostrar que limpar o nome está além de um score positivo.

Dever na praça é horrível, é humilhante (para alguns, porque para outros tanto faz) e alguém que está devendo busca desesperadamente formas de limpar o seu nome. E eu digo à você que deve a alguém que para pagar você precisa primeiramente querer e depois agir.

Lembro-me que certa vez há muitos anos atrás eu estava com 7 cheques devolvidos e cada um no valor de cerca de R$ 137,00. Era impossível que eu pagasse 1 cheque se quer, mas eu queria pagar, limpar meu nome e para isso eu precisava agir. Fui até a loja, expliquei a situação que me encontrava e negociei. O primeiro cheque eu parcelei em 4x e quando paguei a última parcela consegui resgatá-lo. Os 3 últimos eu já consegui pagar todos de uma única vez. Isso é a atitude que se deve ter alguém de bom caráter e que QUER limpar o seu nome. É claro que enquanto não paguei meu nome estava sujo e não apenas negativado, mas mal falado, ou seja, pela boca do povo eu era caloteira.

Agora eu entro na parte mais profunda dessa história. Ao decorrer da vida cometemos muitos erros e o nosso nome fica sujo de tal forma que às vezes é até trocado.  Pode ser que nos chamem de caloteiro, de vadia, de bandido, de ladrão entre outras coisas, mas tudo que precisamos fazer é limpar o nosso nome. Primeiro precisamos querer e depois agir e agir significa reparar erros.

“Não é com razão que seu nome é Jacó? Já é a segunda vez que ele me engana!” (Gênesis 27:36). Bem, para quem não sabe Esaú e Jacó eram irmãos e a primeira vez que Jacó o enganou foi tomando-lhe o direito da primogenitura e a segunda foi pegando toda a benção de primogênito para ele. Resumindo, Jacó deu um jeitinho brasileiro e enganou o irmão e também ao pai, e assim ficou marcado pela fama de Enganador/Suplantador que já era carregado pelo significado de seu nome. Jacó sujou o seu nome!

Mas chegou um momento na vida de Jacó em que ele QUIS limpar seu nome e quando queremos fazemos o que é necessário e então ele agiu. “Então o homem disse: ‘Deixe-me ir, pois o dia já desponta’. Mas Jacó lhe respondeu: ‘Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gênesis 32:26) e “Então disse o homem: ‘Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu'”(Gênesis 32:28). Este homem era um anjo e diante do anjo Jacó pode provar o que ele queria. Se você ler todo o capítulo vai ver que nessa luta Jacó ficou com uma deficiência na coxa e isso só prova que nada é conquistado com facilidade.

A bíblia mostra que o nome de Jacó passou a ser Israel, mas algumas vezes você ainda encontra ele sendo chamado de Jacó após isso e assim eu entendo que não importa como as pessoas vão te chamar dali para frente, o que importa é como Deus vai te chamar, é quem você decidiu ser e se tornou.

Pode ser que algumas pessoas ainda vão te chamar pelo que você foi no passado, mas isso não tem importância nenhuma, pois quando você mudou, seu nome foi limpo e junto com ele todo o seu passado. E se mudarem seu nome que seja para te chamar de abençoado, justo, humilde, fiel e assim por diante.

Veja bem, o nosso nome precisa estar limpo física e espiritualmente e isso nada tem haver entre você e os outros, mas sim entre você e Deus.

Espero que tenham gostado do texto; eu queria que soubessem que às vezes eu começo a escrever essas reflexões sem nem saber como vai terminar; outras, tudo que tenho é um título na cabeça e quando sento no computador o resto vem e algumas vezes tudo vem quando estou dirigindo (que foi o caso desse texto), lavando louça ou fazendo qualquer outra coisa.

Enfim, se gostarem, compartilhem com seus amigos. Até a próxima! xoxo

 

 

 

 

2 comentários

  1. Para o povo judeu, o nome reflete a personalidade, a essência do indivíduo. Por isto eles prezam muito pela escolha de um bom nome. Na realidade, na maioria das vezes, um nome tem um significado que identifica algo ou que lhe dar uma conotação pessoal. Portanto, é muito importante se saber escolher um nome que possa expressar, não apenas um bonito nome, mas uma personalidade com ética e boa moral. Os nomes, tanto podem expressar bênção, como também maldição. E ter um nome limpo, significa que se tem uma conduta e caráter retos e honrados.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s