Um Peso, Uma Medida

Se tem uma coisa na vida que devemos aprender é sobre ponderar. Parece uma coisa tão óbvia, mas não é. Até mesmo pessoas muito sábias podem cair na besteira de se enganar por não terem ponderado na vida.

Mas qual é o significado de ponderar? Eu adoro procurar palavras no dicionário, pois eles dão quase que precisamente o significado completo de uma única palavra e no caso de ponderar lá está: “examinar com atenção e minúcia, avaliar, atribuir peso”.

Na bíblia podemos ver: “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos” Provérbios 4:26 e eu entendo como examinar minuciosamente nossos caminhos, procurar ter uma balança justa em tudo que vemos, ouvimos e falamos.

Vou citar um exemplo bem simples (entre tantos) de quando devemos ponderar. Suponhamos que eu tenha alguns amigos e eles confiem em mim plenamente. Então, eu estou num churrasco com uma amiga que também é amiga deles e o cara que eu tenho interesse aparece e ela sabe. Ele vem falar conosco sem saber que eu tenho interesse nele e eu muito tímida me calo, mas minha amiga embala altos papos com ele.

No dia seguinte eu chego em meus amigos que confiam em mim plenamente e digo: “A nossa amiga deu em cima do cara eu tenho interesse” e meus amigos vão comprar a ideia de que a amiga não vale nada e passarão a não gostar dela.

Mas se você for até a amiga para saber a versão dela ela vai dizer: “Bem, a Dani estava tímida diante do cara que ela tem interesse e eu quis manter ele perto dela para evitar que ele se envolvesse com outras meninas no churrasco e embalei altos papos com ele, mas tudo na frente dela com a melhor das intenções”.

Percebe agora quando eu digo que é necessário saber ponderar? Quando você tem apenas uma versão de uma história você já decidiu quem está certo. A balança com apenas um peso, tem apenas uma medida.  Evite tirar conclusões precipitadas de pessoas e evite passar impressões ruins de alguém para os outros.

Quando alguém vier até você para falar algo de alguém, não compre a ideia; se possível diga que não quer ouvir, até porque quando você fala mal de uma outra pessoa sem ela estar presente isso significa três coisas: intriga, fofoca e má-indole; dela de falar e sua de querer ouvir.

“O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos” Provérbios 16:28

Tudo que você precisa saber está na bíblia. A palavra é mais atual do que a notícia de amanhã. E quanto mais eu leio a palavra eu percebo que ainda falta muito a aprender, mas tudo que eu preciso saber nela está.

Espero que tenham gostado! Até a próxima.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s