É preciso falar sobre Depressão

A depressão é uma doença que atinge quase 5% da população mundial e eu já fui uma dessas pessoas.

Até hoje algumas pessoas enxergam poesia em algumas doenças como a depressão e anorexia por exemplo, mas não tem poesia alguma nessas doenças. Não é legal ser depressivo, não é bonito e não é escolha…oops! eu posso dizer que de certa forma costuma ser uma escolha.

Eu me lembro perfeitamente quando tudo começou. Eu fui pressionada em muitas coisas, o que me levou a um sentimento de cobrança própria, que me levou ao estresse por não conseguir me livrar das pressões, que me levou à ansiedade de que tudo se resolvesse o mais rápido possível, que me levou as lágrimas muitas vezes por não sair do lugar e por fim, eu já estava tomada pelo pânico, tomando nem sei quantos medicamentos por dia para “tentar” ficar bem, pois nem sempre o remédio é garantia de bem estar, e principalmente ele não resolvia meus problemas. Procurando me preencher em coisas vazias do mundo.

Mas e se eu te disser que ainda hoje você pode se livrar da depressão, você acreditaria em mim? Olha, eu posso dizer com toda convicção que é possível! Tudo é uma questão de pensar certo e consequentemente sentir o que é certo.

O que me levou a essa condição desfavorável em minha vida foi ceder para meus sentimentos. Quando vem a pressão tudo o que você tem a fazer é resistir, até mesmo porque a pressão existe para todas as pessoas e em vários momentos da vida. É pressão para se formar, para trabalhar, para se casar, para ter filhos, para comprar uma casa, para entregar um projeto, para estar dentro de um determinado padrão de beleza etc.

Durante a pressão vários sentimentos surgem, como: eu não vou dar conta, eu sou incapaz e no meu caso, meu próprio chefe me dizia: “você é incompetente, pior funcionária da empresa, não faz nada direito”…e eu repetia tudo aquilo na minha mente até que passei a acreditar naquilo. Mas NÃO, eu não era nada daquilo e se eu tivesse decidido não tomar para mim aquelas palavras eu com toda certeza não teria passado pela depressão. E eu sei que não era incompetente, porque por duas vezes pedi demissão e recebi proposta salarial maior para permanecer na empresa.

Porém, teve um lado positivo em tudo isso, o lado em que pude ver que o depressivo sempre está culpando alguém pelo que está passando, quando na verdade o principal inimigo dele é sua mente. E eu garanto pelo que tenho aprendido que você nunca estará num lugar diferente do que a sua mente pensar. A mente é o controle do corpo e você irá estar onde ela determinar. Se todo domingo a noite você já pensar com desânimo na segunda-feira, com toda certeza você acordará na segunda desanimado. Se você alimentar pensamentos negativos você estará sempre abatido.

Eu achava que alguém me tiraria daquela situação. Às vezes eu esperava a piedade das pessoas, eu me sentia uma coitada e a cada dia eu queria estar mais e mais sozinha dentro da minha bolha, quando na verdade eu sou forte e eu tenho total graça para enfrentar o que vier.

E o segredo de uma vida equilibrada é não ceder aos sentimentos negativos. Ai você me pergunta: “mas como? e eu respondo com o que Paulo dizia: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Filipenses 4.8), ou seja, pensa no que é bom, no que vai edificar a sua vida e no que é positivo. Pensa que tudo vai dar certo e vai dar mesmo!

Tome uma decisão hoje por você, decida pensar o que é bom. Quando vierem os pensamentos negativos mude imediatamente o foco de sua mente para pensar no que é bom. Isso funciona de verdade. Tente! Nada muda se você não mudar. E se ainda assim parecer difícil demais, medita na palavra dia e noite, na palavra de Deus, pois é ela quem trás o conforto que você precisa. Vença um dia de cada vez e quando você menos perceber, a depressão foi embora, porque no final VOCÊ É MAIS FORTE QUE ELA. Creia.

Até a próxima!

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s